terça-feira, 22 de abril de 2014

New York - Subway


Uma das primeiras coisas que faço ao chegar em Nova Iorque (depois de tomar um Frapuccino no Starbucks), é comprar o Metrocard. 

O Metrocard é o cartão do metrô, à venda em máquinas de auto-atendimento ou guichês nas estações. 

O subway de NY é uma ótima forma de se locomover na cidade, tanto para turistas quanto para os new yorkers.

Foto ilustrativa, baixe o arquivo em PDF aqui.


Para quem não está acostumado a tantas estações e linhas entrelaçadas (o metrô do Rio, por exemplo, só tem duas), entender o metrô de NY pode parecer difícil. Fique tranqüilo. Nem os nova iorquinos conhecem todas as linhas. 

O segredo é levar  um mapinha no bolso (baixe o arquivo em PDF aqui). Em pouco tempo você vai perceber que sempre haverá pelo menos uma estação em frente ou quase em frente ao seu destino e que as linhas N, R, F, 1 e 2 resolverão quase todos os seus problemas

Nos finais de semana, atenção, pois algumas linhas mudam seu itinerário, alguns trens são expressos e algumas estações não abrem. 



Quanto ao Metrocard, sugiro comprar o ilimitado, mesmo que sua estada seja menor que as opções de uma semana (U$ 30) ou um mês (U$ 112).

Também é possível abastecer por viagem (ride) ou com valores, a partir de U$ 5. 

Mas pode acreditar: apesar de andar a pé pela cidade ser fantástico, você vai usar o metrô muitas vezes ao dia e verá que os créditos voam.

Fiz o teste numa temporada de 15 dias. Na primeira semana usei o ilimitado. Na outra semana abasteci o Metrocard com dinheiro e no segundo dia já tinha gasto o valor correspondente a uma semana de unlimited. Sem contar o incômodo de ter que reabastecer o cartão o tempo todo. 

Há pouco tempo o MTA também passou a permitir que você abasteça o mesmo Metrocard das duas formas: uma semana ou um mês ilimitados + valores em dinheiro. Ao passar o cartão na entrada do metrô é computado primeiro o crédito do unlimited e quando se esgotar o período (uma semana ou um mês) passam a ser descontados os valores em dinheiro. 

Informações no site da MTA - www.mta.info